sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SÉRIE FIM DO MUNDO: 2012 será nosso último ano ?

Dizem os engraçadinhos que por isso deixaram o Brasil organizar uma Copa (2014) e uma Olimpíada (2016).
A piada é boa, mas esconde um medo na humanidade, uma espécie de histeria coletiva toda vez alguma nova conspiração é lançada e falada à exaustão pela imprensa. Depois do fim do mundo de Nostradamus, há 10 anos atrás, e da devastação total do Bug do Milênio ( lembra dele? ), agora temos o fim do mundo previsto pelos maias.

Por isso, vou lançar os próximos posts baseados em coisas que eu conseguir reunir na internet, na tentativa de tirar esse medo bobo, para quem quer que venha ler ( eu sei que ninguém lê essa joça ).

Em primeiro lugar, antes de sair acreditando em qualquer besteira que você ouve ou lê por aí, procure saber do que se trata, e de onde veio.


O que é: A profecia maia diz que no dia 21 de dezembro ( vai aguar nosso Natal ) de 2012, terminará um grande ciclo do nosso mundo e algo muito grande acontecerá, que mudará nosso mundo como o conhecemos. Note que nem mesmo eles falam que o mundo vai ACABAR, apenas dizem que vai mudar radicalmente.

Segundo o confiável site How Stuff Works:

" Contudo, os próprios maias não acreditavam que o mundo estaria se encaminhando para o fim no final desse ciclo. Na verdade, eles acreditavam ser um momento de grande celebração e sorte quando o planeta passa por todo um Grande Ciclo. Afinal, nós passamos com segurança por três outros Grandes Ciclos, e o mundo ainda está girando."

Mas como os maias chegaram a essa conclusão? Aí vem a segunda pergunta para qualquer teoria que ouvimos ou lemos por aí. 



De onde vem? Os maias eram um povo com vocação astronômica. Observando os corpos celestes, e desenvolveram uma série de calendários, cada qual para função específica. Estima-se que existam 20 calendários, dos quais conhecemos 15, e o restante mantiveram em segredo em sua cultura.

Quatro são mais famosos, que segundo a mesma fonte, são :


  • Calendário Tzolk'in - Usado principalmente na rotação de colheita, esse calendário permite um período de 260 dias para o preparo da terra e um período de 260 dias para crescer e colher o milho.
  • Calendário Haab - Este calendário dura 360 dias, com um período de 5 dias chamado wayeb (dias sem nome). Parecido com o calendário gregoriano que nós usamos atualmente, esse calendário segue o ciclo do sol.
  • Ciclo de calendário - Este calendário deu aos maias uma forma de gravar a história em longos períodos. É uma combinação do Tzolk'in e do Haab, e passa por 52 anos.

E um quarto calendário, já que precisavam de um para gravar eventos por séculos, ou seja, um calendário de longa contagem. É desse calendário que vem a profecia. Ele define um grande ciclo como 5.125,360 anos. Os estudiosos, portanto, calculando a data de início desse calendário, e passados 3 grandes ciclos, calculam que o quarto grande ciclo se encerrá exatamente em 21 de dezembro de 2012.

Os entusiastas do fim do mundo garantem que nesse dia nosso planeta acabará. Segundo astrônomos, nesse mesmo dia, haverá um alinhamento entre os planetas, o Sol e o centro da nossa galáxia. Sabe-se que no centro de nossa galáxia existe um gigantesco buraco negro. Isso tudo é fato. No entanto, acreditam essas pessoas que a força gravitacional envolvida nesse alinhamento poderia afetar os pólos magnéticos da Terra causando destruição e eventos catastróficos em larga escala. Ou seja, uma teoria apocalíptica como outra qualquer, mas dessa vez com roupagem científica.

O que não dizem muito é que esse alinhamento não é novidade. Ocorre a cada 26 mil anos, num planeta cuja idade supera 4 bilhões de anos. Ou seja, sobreviveu a incontáveis alinhamentos, e não há nada registrado ou alguma prova científica de que esse alinhamento causasse inversão de pólos nas vezes anteriores.

How stuff Works diz : " O que faz este ciclo tão diferente, alguns acreditam, é que ele termina num solstício de inverno (hemisfério norte), ou de verão (hemisfério sul). Neste solstício em particular, o sol estará alinhado com o centro da Via Láctea. Esse evento particular acontece a cada 26 mil anos. Mas essa ocorrência celestial realmente irá acabar com o mundo e matar a todos nós? Provavelmente, não. Muitos acadêmicos vêem essa teoria como extremistas tentando lucrar com os medos alheios.
Então, o que vai acontecer em 21 de dezembro de 2012? É provável que o dia passe sem nenhum evento significativo. As pessoas podem nem mesmo perceber que é o dia do juizo final, embora isso seja improvável, considerando como a imprensa vai tratar o assunto. "

Medo, histeria, conspirações, tudo isso vende. Previsões, a idéia de que o fim está próximo, isso casa com com nossa cultura dominante (religiões do livro, como Cristianismo, Judaísmo e Islamismo). O ser humano adora uma teoria conspiratória, e adora achar que pode saber do futuro antes de ele ocorrer.

O problema da idéia de prever acontecimentos, pressupõe que eles já estejam planejados, e acabam com a idéia de que o que fazemos no presente define o futuro. Se tudo está planejado, quem planejou? Como foi planejado ?

A idéia de destino é muito mais complexa que qualquer explicação que demande pela teoria do caos, por exemplo, e ela própria, ao invés de explicar algo, pede mais explicações.

Podemos apelar também para outros eventos finais, que postarei em mais detalhes em outra ocasião, mas a questão é que não é a primeira vez. Durante a era da peste negra, milhares achavam que eram os últimos dias. Porque devemos achar que dessa vez é ?

Rato.





Fontes:

How Stuff Works:

Texto cristão mostrando que até mesmo eles não acreditam na profecia maia

Ps: mas acredita nas profecias bíblicas, que tem menos rigor e menos complexidade que as maias. É ... coisas de crenças ;-)

Nenhum comentário: