quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SEJA FELIZ SENDO UMA AMEBA



Eles vendem um produto, não há como negar. Principalmente áqueles possíveis compradores que já possuem o seu. E para isso precisam, como qualquer exercício de venda, fazer sua propaganda. Quando você recebe em sua casa um testemunha de Jeová ou um mórmon, que seja, eles trazem todo um corpo de conhecimentos que querem que você tenha também, não importa se você já tenha um. Na verdade é até mesmo difícil ter uma resposta para espantar os caras da sua casa. Se disser que já acredita em Deus, precisam saber que é do mesmo modo que eles. Se disser que é de uma religião que não é nenhuma do espectro cristão, você aflora a obsessão quase fetichista em te converter. Se disser que é ateu está fudido. Aí você ouve a ladainha toda, se não concordar eles vão se retirar educadamente e ir direto para a próxima tentativa (casa).

Esses são os que vão até sua porta, ou lhes mostrar a teoria de um homem que recebeu iluminação do nada ( Joseph Smith ), ou vender revistinhas de Ellen G. White. Ultimamente a Igreja Universal do Reino de Deus ( IURD ) e mesmo a Assembléia de Deus fazem esses mutirões na rua para levar panfletinhos e mostrar que são feliz acreditam no que acreditam, e por isso você também precisa acreditar. Pelo menos aqui em Manaus eles fazem.

E claro, depois que a MALDITA inclusão digital passou a ser uma realidade, e mecanismos como o Orkut abriram as portas para qualquer pessoa que saiba soletrar seu gmail (eu disse soletrar, saber escrever não é essencial para ter orkut. Dentro de pouco tempo os alfabetizados serão excluídos do sistema da Google pelo domínio dos analfabetos), aí virou uma putaria geral. Eu recebo sistematicamente perguntas que já estou cansado de responder (porque você já saiu da igreja?), comentários idiotas que tentam ridicularizar aspectos da ciência que discordam da bíblia (você só pode ser um ateu para achar que veio do macaco) e que, de errados, se tornam ridículos eles mesmos, mas o melhor de tudo são os oferecimentos de uma vida melhor ao lado de Deus.

Estou esperando o momento em que estarei no conforto de meu lar, assistindo meu futebol, e a Globo aproveitará seus momentos de merchandising para anunciar "oferecimento: seja evangélico, a felicidade plena está aqui !"

Mas o que diabos eles tanto nos oferecem? Vamos começar com palavra em si. "Venha para o Senhor". Se ele não estiver querendo dizer que Deus é um homem de idade avançada, refere-se ao sistema de servidão. Se olharmos para como eles se colocam, servos, isso fica óbvio. Venha ser servo do Senhor. Porque eu ia querer isso? Porque se não for dele, vai ser do diabo. Simples assim. E aí já entram as chantagens. Mas vamos deixar as chantagens para outro post.

O grande x da questão é que muito se oferece, fala-se das bençãos que virão, das promessas (eternas promessas, alguém viu o Messias voltando aí? ), da proteção, da felicidade de ter Deus no coração, de ser uma nova pessoa. Tudo isso é lindo.

É o que se mostra nas igrejas. Deus é tudo. É bondoso, é justo, faz o bem, cuida de você.

Vamos na própria bíblia dar uma olhadinha, e o exercício de hoje é repensar sobre como Deus trata seus filhos. Vou buscar uma lenda conhecidíssima, que mostra Deus brincando de The Sims com toda uma nação, e depois numa história considerada um exemplo maravilhoso de fidelidade, Jó, famoso mulher de malandro.

Primeiro, voltemos ao antigo Egito, quando pelo menos na bíblia acredita-se que o povo hebreu estava cativo (não há registros arqueológicos convincentes que atestem que o Egito utilizava mão-de-obra escrava, diga-se de passagem), e Deus teria mandado um tal de Moisés para ser seu emissário e conseguir convencer o Faraó a liberar seu povo.

Acompanhemos os versículos, irmãos :

Ps: A fonte é deles próprios.
http://www.bibliacatolica.com.br/

E aí segue o diálogo: ( Ex 5, ver 1 a 7 ):

1. Depois disso, Moisés e Aarão dirigiram-se ao faraó e disseram-lhe: “Assim fala o Senhor, o Deus de Israel: deixa ir o meu povo, para que me faça uma festa no deserto”.
2. O faraó respondeu: “Quem é esse Senhor, para que eu lhe deva obedecer, deixando partir Israel? Não conheço o Senhor, e não deixarei partir Israel”.
3. Eles prosseguiram: “O Deus dos hebreus nos apareceu. Deixa-nos ir ao deserto, a três dias de caminho, para oferecer sacrifícios ao Senhor, para que não nos fira ele pela peste ou pela espada”.

4. O rei do Egito disse-lhes: “Moisés e Aarão, por que quereis desviar o povo do seu trabalho? Ide às vossas ocupações”.

5. E ajuntou: “O povo é, atualmente, numeroso, e vós o faríeis interromper seus trabalhos!”

6. Naquele mesmo dia, deu o faraó ao inspetor do povo e aos vigias esta ordem:

7. “Não fornecereis mais, como dantes, a palha ao povo para fazer os tijolos: irão eles mesmos procurá-la.


Ou seja, a primeira tentativa não deu certo, e o povo ainda se fudeu. Vamos ver como Moisés se sai depois nas outras tentativas. Em Ex 7, versículos 2, 3 e 4, Deus afirma que vai dar uma ajudinha, mas também deixa claro que quer brincar. Veja:

2. Dirás tudo o que eu te mandar, e teu irmão Aarão falará ao rei para que ele deixe sair de sua terra os israelitas.

3. Mas eu endurecerei o coração do faraó, e multiplicarei meus sinais e meus prodígios no Egito.

4. Ele não vos ouvirá. Então estenderei minha mão sobre o Egito e farei sair dele os meus exércitos, meu povo, os israelitas, com uma grandiosa manifestação de justiça.

5. Os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu estender a mão sobre o Egito e fizer sair dele os israelitas.”

Peraí, que história é essa de endurecer o coração do Faraó ? Bom, se ele se assustasse e simplesmente deixasse todo mundo sair, não teria graça. Um Deus que se intitula "senhor dos exércitos" precisa de mais fogos de artifício. Ele quer porque quer mostrar seus prodígios (sim, as famosas pragas), e para isso precisa providenciar que o Faraó não estrague tudo e deixe o povo ir logo de cara. Você verá na sequência da história por várias vezes Deus mandar uma praga, o Faraó pedir arrego e concordar, mas logo em seguida Deus endurece seu coração novamente ele volta atrás na decisão. Isso acontece durante todas as pragas enviadas, até a última, que mata todos os primogênitos dos egípcios. A primeira "endurecida de coração", por exemplo, culmina nas águas que se "tornam sangue" e com isso todos os peixes morrem. Porque fazer isso se não for por auto-exibição?

E o Faraó, como fica na história? Como podemos pensar naquela historinha do livre arbítrio? Se Deus edurece seu coração ele poderia resistir e manter sua decisão de deixar o povo ir? Se ele não pode resistir, podemos culpar pelo seu ato, totalmente forçado pelo endurecimento de Deus? O que quero dizer é: o Faraó pôde escolher ??

Depois da décima praga a história segue de forma inverossímil como começou, com velhos, crianças, animais e carroças fugindo anos pelo deserto sem serem encontrados por uma potência militar da época, a criação dos 10 mandamentos, a travessia do mar vermelho, que como querem os "cientistas bíblicos" poderia ter sido criada por um grande vento, que curiosamente tinha a força de abrir as águas, mas não de fazer os hebreus voarem pelos ares, e a busca pela Terra Prometida. Ah, a Terra era prometida, mas precisava ser conquistada, e de povos bem fortinhos! E não, Deus não deixa Moisés entrar lá, depois de tudo isso.

O que aprendemos com essa história é que Deus não se inibe em manipular seres humanos para demonstrar seus poderes. Muitas pessoas morreram por ocasião das pragas, porque por um lado ele conseguia a liberação dos escravos, por outro ele mesmo não deixava que fossem liberados, para que pudesse exibir uma nova praga.

Isso me lembra a velha historinha de Judas. Judas teria traído Jesus se pudesse escolher? Como ele escolheria se mesmo seu mestre já o havia anunciado como traidor antes do feito? Se sabia que ele seria o traidor, é porque seria assim de qualquer forma. Se ele (Judas) escolhesse não trair, como ficaria toda a história da crucificação? Se ele estava destinado a trair, então não teve escolha.
É, amigos, esqueçam o livre arbítrio. E parem de culpar Judas.

Vamos seguir agora para a mulher de malandro, ops ... desculpem, Jó. Ele é tido nas igrejas como exemplo de perseverança, de fidelidade. E inspirou o termo "paciência de Jó".

Vamos dar uma olhada em sua historinha:

Mesma fonte. ( Jó 1, vers. 1,3,4 e 5)
1. Havia, na terra de Hus, um homem chamado Jó, íntegro, reto, que temia a Deus e fugia do mal.
3. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas e uma grande quantidade de escravos. Este homem era o mais considerado entre todos os homens do Oriente.

4. Seus filhos tinham o costume de ir à casa uns dos outros, alternadamente, para se banquetearem e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles.

5. Quando acabava a série dos dias de banquetes, Jó mandava chamar seus filhos para purificá-los e, na manhã do dia seguinte, oferecia um holocausto por intenção de cada um deles: porque, dizia ele, talvez meus filhos tenham pecado e amaldiçoado Deus nos seus corações. Assim fazia Jó cada vez.


Ou seja, ele fazia tudo certinho. A própria bíblia exalta suas qualidades aos olhos de Deus. E tinha posses, como vemos no versículo 3.
Está preparado o cenário, e lá vem o espertão. (6,7 e 8)

6. Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles.
7. O Senhor disse-lhe: De onde vens tu? Andei dando volta pelo mundo, disse Satanás, e passeando por ele. 8. O Senhor disse-lhe: Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na terra: íntegro, reto, temente a Deus, afastado do mal.


Como pode ser visto, além de parecerem velhos amigos, no diálogo Deus mostra, todo orgulhoso, seu servo Jó. Ao falar dele fica claro como tem Jó em alta conta. Mas Satanás, como sabemos, gosta de provocar. ( 9,10 e 11)
9. Mas Satanás respondeu ao Senhor: É a troco de nada que Jó teme a Deus?
10. Não cercaste como de uma muralha a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoas tudo quanto ele faz e seus rebanhos cobrem toda a região. 11. Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele possui; juro-te que te amaldiçoará na tua face.


Está lançado o desafio. Satanás lança uma APOSTA. Sim, uma aposta. "Claro, Deus, que ele é fiel, olha a vida que ele tem. Agora tira isso tudo que eu duvido que ele continue fiel".
Para alguns surpreendente, mas dá uma olhada na resposta de nosso justo e bom Deus. ( 12 )

12. Pois bem!, respondeu o Senhor. Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa. E Satanás saiu da presença do Senhor.

Deus aceita a aposta. Coloca tudo da vida de seu melhor servo naquelas bandas nas mãos do pior ser que poderia haver apenas para provar que o cara continuaria fiel. "Pode fazer tudo, mas não o mate".
Bondoso não?

E segue-se a lista "Fode a vida de Jó" :

Nos versículos 14 e 15, roubam os animais de Jó e matam-lhe seus escravos. Depois morrem seus filhos, nos versículos 18 e 19, vítimas de um FURACÃO ( sim, um furacão !!!! ) que derrubou o teto da casa onde estavam (não, eles não eram da igreja Renascer, aliás, aqueles fiéis não deveriam estar protegidos por seu Deus não??).

Aí aparece de novo Satanás, e Deus achando que ganhou a parada diz: ( Jó 2, ver 3,4,5 e 6 )

3. O Senhor disse-lhe: Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na terra, íntegro, reto, temente a Deus e afastado do mal. Persevera sempre em sua integridade; foi em vão que me incitaste a perdê-lo.

4. Pele por pele!, respondeu Satanás. O homem dá tudo o que tem para salvar a própria vida.

5. Mas estende a tua mão, toca-lhe nos ossos, na carne; juro que te renegará em tua face.

6. O Senhor disse a Satanás: Pois bem, ele está em teu poder, poupa-lhe apenas a vida.


Espertinho o Diabo. "Não foi muita coisa matar os filhos. Pior seria se eu pudesse atingir o cara mesmo, aí você ia ver Deus, como estou certo." Deus, orgulhoso, concorda de novo.

E Jó continua se lascando.

No versículo 7, ele adquire uma lepra. Diz a bíblia que alguns conhecidos foram visitá-lo, nos versículos 12 e 13, e além de sequer reconhecê-lo de imediato, ficaram muito tempo sentados (7 dias e 7 noites, ahhh esses números simbólicos da bíblia) ao seu lado sem sequer dizerem nada, tamanha era a dor que o cara sentia naquele momento.

A partir daí, Jó não aguenta mais e começa a reclamar. Ele não amaldiçoa a Deus, mas como qualquer ser humano normal e sadio mentalmente, começa a questionar aquilo tudo. É um discurso enorme que não precisa ser citado, mas caso você esteja duvidando da fonte que utilizo, basta usar as referências e acompanhar na sua bíblia.

Então, numa conversa com um homem que é identificado no texto como Bildad de Chuá e outros presentes, ele obtém uma resposta. Resume-se a "Deus é deus. Ele pode, cale a boca e não questione."

Algumas palhinhas em Jó 25, ver 5 e 6:
5.Como seria justo o homem diante de Deus, como seria puro o filho da mulher?

6.Até mesmo a luz não brilha, e as estrelas não são puras a seus olhos;

7. quanto menos o homem, esse verme, e o filho do homem, esse vermezinho.


A discussão entre eles permanece ( Recomendo a leitura de todo o livro de Jó). Em determinado momento de discussão, esses homens acusam Jó de algumas atitudes que não teriam sido muito boas, e que isso justificaria tudo o que Deus fez. Bom, vimos no início que a motivação de Deus não foi bem essa, mas de toda forma, se ele teve atitudes duvidosas, porque Deus o consideraria íntegro e reto, a ponto de dizer que não havia outro como ele? Teria o Todo-poderoso, que conhece as pessoas melhor do que elas mesmas, errado sobre Jó ?

No fim da história, um grande "cala a boca" convence Jó de que ele não deve questionar as atitudes de Deus. A história termina com Jó sendo feliz novamente. Morreram os filhos dele? Opa, sem problemas, Deus lhe deu novos filhos. Resolvido!

O que aprendemos aqui é que entre um ser humano e um Deus todo fodástico, não pode haver outra relação que não seja ... dominação. É o que existe entre todo ser muito superior e outro inferior, onde o inferior depende do superior, e o superior não depende em nada do inferior. Isso é você e Deus.
Acrescente a relação de criador e criatura aí. Eu fiz você, posso fazer o que quiser com você, e você não pode me questionar, assim como "um vaso não questiona seu oleiro".

Cristãos apanham, apanham, e continuam amando seu Deus. Não acho que estejamos falando de uma síndrome de Estocolmo, acho que estamos falando de uma história criada exatamente para gerar esse efeito. Apanhe, mas continue fiel. Se você tem um exemplo lindo ( lindo?? ) de um homem que se lascou o tempo todo e permaneceu fiel, porque haveriam os cristãos de se perguntarem porque o teto da Renascer desaba na cabeça exatamente daqueles que se reuniam para louvar ao Deus que promete protegê-los ? Não vão pensar nisso, obviamente deve haver um propósito de Deus para isso, e quem são eles para questionarem os maravilhosos mistérios de Deus?

O que querem nos vender, senhores, é servidão. Uma vida com um Deus que pode fazer o quiser, na hora que quiser, como quiser, com nossa vida. Sem aviso prévio, sem explicações. Sem nosso direito de sequer questionar. E eles pedem por isso: "Oh senhor, que eu seja um instrumento de sua vontade ..."

Mesmo que a vontade dele, por algum motivo que não nos cabe saber, seja arruinar sua vida ??


Bom, obrigado, mas não. Estou bem como estou.


Aliás, vou deixar um vídeo muito legal mostrando como seria se ateus passassem de casa em casa, na terra dos mórmons, querendo falar das idéias de Charles Darwin. Pimenta nos olhos dos outros não arde, né cristãos ? ;-)

http://br.youtube.com/watch?v=t-O3sCzjcx4


Rato.

Nenhum comentário: